segunda-feira, 20 de julho de 2009

O ser humano no limite


Sinceramente, por mais que possamos nos esforçar, alguns de nós nunca vai entender o que se passa na cabeça de certas pessoas quando se colocam em situações deprimentes por dinheiro. Sei lá, não dá para entender como uma pessoa entra em uma sala cheia de ratos, baratas, sapos e mais um mundo de bichos que transmitem doenças. Tudo bem, as cobras não tem veneno(óbvio), mas e daí, elas ainda tem dentes, acho que não deixaram as cobras banguelas também. E os ratos ainda transmitem doenças, mas tudo bem né? Vale tudo por dinheiro. Será que vale mesmo? Vale a pena colocar a saúde me risco? O emocional? Sim, porque que ninguém pense que as pessoas não saem de lá devidamente estressadas né?


E sabe, não dá nem para culpar uma emissora com a Globo por exemplo, por programas como No limite e Jogo Duro. Elas só fazem os programas né? Se as pessoas escolhem participar é problema delas. E o pior é que todo mundo compra a ideia numa boa. Tudo bem que sejam espostos ao ridículo e que a emissora não esteja nem um pouco interessada nos participantes, mas no ibope que eles vão dar. O ser humano realmente tem se acostumado a ser usado mesmo, sem nenhum problema.


É uma pena porque nenhum ser humano precisaria passar por uma situação dessas, mas pelo que parece está bem confortável nela. Ao invés de "bater o pé" e não aceitar coisas do tipo para si e para os outros, e fazendo isso ajudar a construir uma sociedade melhor, uma mídia melhor, eles sentam "confortavelmente" sobre suas desgraças. E porque? Por que definitamente tem se perdido completamente, se depreciado cada vez mais sem se dar conta disso.


Bom, esse é um assunto muito complexo e acredito que psicólogos e estudiosos da área conseguiriam lidar melhor com ele. Mas é só para pensar um pouco nessa questão, só para fazer um "barulinho", porque mais cedo ou mais tarde teremos que parar para pensar sobre ele.


2 comentários:

  1. Talvez o negócio esteja em querer aparecer (os tradicionais 15 segundos de fama). Em comum todas essas pessoas que pagam esses micos na telinha têm a sensação de estarem bem na fita. Esses tipos de programa (Big Brother Brasil, bleearg!) costumam ser os campeões de audiência, pois é o que a massa de brasileiros ignorantes (que desligam a TV quando passa alguma coisa da TV Culura) quer. Tomara que alguma cobra (sem veneno, óbvio) os pique!

    ResponderExcluir
  2. hehe Você e seus comentários né Ricardo? Espirituosos como sempre.rs Concordo com você, é bem por aí mesmo. Infelizmente.

    ResponderExcluir