terça-feira, 7 de julho de 2009

Um país para todos?


É incrível como temos ilusões de mudar o mundo quando somos jovens, acabar com a fome, com o desemprego, com a desigualdade. Eu mesma quando era mais nova(porque jovem eu ainda sou) pensava muito nisso, cheguei a colocar várias ideias no papel que tencionava mandar para o presidente, acho que foi no começo do governo Lula se não me engano. Estava certa de que aquelas ideias poderiam provocar uma revolução, na verdade era uma fantasia de menina.


Hoje sonho sim, sonho com grandes mudanças com um cenário melhor na política e consequentemente na vida dos cidadãos brasileiros, mas sem tantas ilusões como antes, com os pés mais firmes no chão. Mas no geral acho que as pessoas deixaram de sonhar com qualquer coisa que de uma maneira ou outra envolva política, e nos nossos dias isso é quase tudo. Digo quase tudo porque ainda existem organismos que trabalham por contra própria, como formiguinhas tentando fazer algo de bom para as pessoas mesmo sem qualquer ajuda do governo. Algumas vezes empresários que se unem em prol de uma determinada causa e isso é algo que ainda nos dá esperança no homem. Mas infelizmente isso ainda é um movimento muito pequeno, se os empresários de fato se unissem e abracem uma causa com certeza conseguiriam fazer muito mais que nosso atual governo tem conseguido. Mas não é preciso ser nenhum grande empresário para fazer isso, se pensarmos bem, temos pernas, braços, uma mente criativa, e o brasileiro em si é muito criativo, se quizermos podemos sim fazer muita coisa.


Acredito que dentro do governo existam pessoas que queiram sim trabalhar pelas pessoas, que vislumbrem melhorias para toda a população, mas infelizmente esse é um espécime tão raro que acaba por quase que se apagar no meio de tanta corrupção. E de quem é a culpa? Dos corruptos políticos que só querem roubar nosso dinheiro? Diria que é um tanto cômodo pensar assim não é? Quem os colocou lá?


Ouvi uma frase uma vez que nunca mais me esqueci, não sei quem disse, que: "se pudessemos chutar o traseiro do maior causador dos nossos problemas, não poderiamos nos sentar por uma semana". E não é verdade? Qual de nós faz ou fez uma pesquisa minunciosa antes de escolher seu candidato? A maioria vota por indigação, ou porque gostou da cara. Como é que se pode cobrar depois se nem ao menos conhecemos nossos governantes. Mas se mesmo assim fosse cobrado tava bom, o problema é que quase ninguém cobra, de jeito nenhum, eles ficam lá, livres e soltos, literalmente, porque a maioria já devia estar "vendo o sol nascer quadrado" faz tempo.


Reflitamos um pouco sobre isso. Sei que esse já é um assunto mais do que abordado, mas enquanto não for colocado em prática é sempre bom voltar a falar. Façamos algo com nosso espírito jovem de mudanças, de sonhos, sem ilusões, mas com fé e vontade de ver as coisas melhorarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário