terça-feira, 18 de agosto de 2009

Como fazer e usar uma câmera Pin Hole.. ou pelo menos tentar

Essa é para quem perdeu a aula do sábado, e para quem mais interessar.



No último fim de semana aprendemos no curso de comunicação como usar uma câmera pinhole. Ninguém acreditava a princípio que ia sair alguma coisa, se não fosse nossa professora dizer que sairia uma foto até razoável.

O processo é simples, uma lata preferencial aquelas que tem tampa de metal para ficar bem lacrado e não entrar luz, fita isolante preta, folha de alumínio (daquela mais dura um pouco de colocar em cima do fogão), papel cartão preto. O importante é deixar o interior da lata todo preto, com o papel cartão e finalizando com a fita isolante para os reparos necessários. Na lata, um furo central, médio, do tamanho da ponta do dedo mindinho, mais ou menos. Lembrando que o papel cartão tem que tampar todo o interior menos o buraco que vai entrar a luz. E aí tem que separar um pedaço da folha de alumínio (que não esteja amassada), um pedaço bem pequeno que vai ficar no rumo do buraco. Esse pedacinho da folha de alumínio vai ser furado com uma agulha bem fininha fora da lata ainda(o nome pin hole é por causa desse pequeno furinho por onde entra a luz), tomando cuidado para não amassar. Aí é só pregar de um jeito que fique bem no centro do buraco da lata, com a fita adesiva. Depois disso é preciso fazer uma proteção para essa "lente", uma janelinha de papel cartão presa com fita isolante dos dois lados, e com o lugar do buraco marcado na frente para poder ter uma como direcionar melhor o foco dela. Meio complicado entender assim né? Principalmente essa parte, acho.

Bom ela fica assim:



Antes de tirar a foto, é preciso colocar o papel fotográfico dentro da lata, até porque sem isso não dá prá fazer milagre. Para colocá-lo no interior da máquina é preciso ir para o laboratório e colocar no escuro, só com as luzes vermelhas, como um laboratório normal e antigo é(como o nosso). Aí é só posicionar o papel no rumo do buraco, só que no lado oposto.

Na hora de posicionar para tirar a foto é só olhar pela marca que foi feita no papel cartão em frente ao buraco da lata.



Para tirar a foto é preciso estar atento ao sol(sim, só dá prá tirar durante o dia). Quando localizamos o objeto a ser fotografado temos que posicionar a câmera(lata) em uma superfície lisa e abrir a janelinha que foi feita em frente do buraquinho. Aí vai depender do sol, varia, as melhores que foram tiradas no dia tinham ficado uns 35segundos em média, com a janelinha aberta. Eu aconselho a tirar de um objeto prá começar, porque tirar de nós mesmos é bem complicado, até porque é preciso ficar imóvel se não você duplica sua cabeça, enfim, se não for feito direito fica meio feio.


Essa foto eu tirei da foto, então não ficou muito boa. A original eu ainda não achei, acho que perdi. Bom o lugar que marquei na minha cabeça foi onde duplicou, porque eu me mexi, já a janela lá atrás ficou perfeita e tudo que tava em volta também né? Até porque chão, planta e parede não se movem, só a Marina mesmo. E não dá prá ver mais fiquei com cara de velha por ter mexido também.

Mas se quizer mesmo fazer com o corpo duplicada tem que escolher um lugar com o sol mais fraco e ficar por exemplo, 30 segundos de um lado, depois 30 do outro. Eu nem cheguei a ver como faz, só ouvi falar, mas acredito que dê certo, nossa professora deu as explicações sobre o processo. Ah, claro, e depois se apontar, deixar por determinado tempo tem que fechar a janela de papel cartão e levar para o laboratório para revelar né? E só pode abrir a lata no escuro, se não queima e pronto. A minha primeira queimou mas foi porque eu deixei tempo demais exposto ao sol mesmo. Ah, outro detalhe para tirar a foto com o processo de pinhole é preciso sempre tirar do "objeto" de frente para o sol.

Bom é isso, não sei se fui suficientemente clara. Mas foi só prá dar uma ideia mesmo de como esse processo é interessante. Foi uma experiência bem legal. Pena que só tirei duas fotos(sendo que a primeira queimou), porque tava um lixo de cansada, e aproveitei a carona de um amigo prá voltar prá Cláudio. Mas já deu para ter uma noção do processo que no fim das contas não tem tanto segredo não.

2 comentários:

  1. Ahhh...

    Minha parceira de montagem de Pinhole...

    É mto bom...

    Fikdika pra quem quiser se divertir..

    O legal mesmo é que vc acaba criando uma espectativa com relação ao resultado da fotografia.. não se sabe se ficou boa... e tals.. e isso que é o mais legal.. Além do processo de revelação que é fantáticoo...


    Adorei!!

    Marinaa... tá de parabéns pelo blog... Até depois!

    se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Opaaaa.....gostei dessa.....deu vontade de ter uma pra mim....hehehe

    passando tb pra agradecer o carinho de sempre e por passar la no meu blog....valeu

    ResponderExcluir