sábado, 17 de julho de 2010

Mais coisas sobre o tempo...



Os últimos dias tem sido de extrema reflexão pra mim, não me planejei pra isso, estou de férias, mas essas coisas não se planeja mesmo e não dá pra tirar férias de si mesmo. É bem verdade que dá vontade, mas não dá, pra onde quer que vamos levamos na nossa bagagem nossos medos, anseios, mágoas, fantasmas, tudo aquilo que superamos e que julgavamos ter superado, tudo aquilo nos faz, que nos molta e nos leva a ser quem somos. Nos últimos dias um sentimento me envolveu de uma forma repentina, a culpa. Culpa sei lá de que e sei lá de onde, culpa de não ter feito mais quando deveria, de não ter corrido atrás, de ter tido medo ou sei lá o que. Como disse uma culpa meio sem sentido.

Pensemos. Quando deixamos de fazer algo, quando sentimos medo, não nos sentimos prontos ou seja qual for o motivo, nós o fazemos porque queremos? Creio que não, fazemos, na maioria das vezes, porque não conseguimos, naquele momento, fazer de outra forma. Somos de carne e osso, tudo o que acontece nas nossas vidas nos afeta de certa forma, desde a nossa infância até a vida adulta, cada um aceita as coisas de uma forma. Algumas pessoas tem uma força incrível e uma facilidade imensa de superar situações difíceis, outras não, simplesmente porque ninguém tem uma história igual a do outro. Por isso como já disse algumas vezes, não gosto de comparações porque simplesmente não vejo sentido nelas.

Mas como dizia, as vezes temos esses sentimentos completamente humanos, de culpa, por não termos conseguido ser diferentes como gostariamos ou deveriamos. Mas a verdade é que tudo tem seu tempo, cada um tem um reloginho interior e as coisas acontecem no seu momento, se esse reloginho estiver em primeiro lugar apontado para Deus a chance dessas coisas darem certo é obviamente muito maior. Mas o fato é que temos que respeitar esse nosso tempo e saber que existe uma coisa chamada maturidade, não dá pra ter reações de adulto quando se é criança, por isso se algumas coisas fogem ao nosso controle em alguns momentos é porque nós simplesmente não estavamos prontos pra elas e pronto. Se o "adulto" da vez não pode fazer tão pouco uma criança poderia, e talvez esse "adulto" também não tenha conseguido crescer na hora certa.

Conclusão? Sei lá, isso depende de cada um, só sei que a culpa é um sentimento que nos leva de lugar nenhum a lugar algum. O perdão sim, esse modifica todas as coisas ao nosso redor, e nos faz caminhar, seguir em frente. Por isso antes de qualquer coisa é preciso se perdoar e tentar mudar sempre, porque ninguém nunca vai ser pronto e acabado, não aqui nesse mundo limitado. Que permaneça a essência e o que de melhor pudermos cultivar, que permaneça o amor.

4 comentários:

  1. Olá Marina!

    realmente este texto parece em partes com o que eu escrevi lá no meu blog. E olha, gostei da tua reflexão.

    "Algumas pessoas tem uma força incrível e uma facilidade imensa de superar situações difíceis, outras não, simplesmente porque ninguém tem uma história igual a do outro".

    Me chamou a atenção essa parte e concordo com ela. O que me deixa triste, é que a única situação que eu gostaria de ter superado, eu não consegui. Para todo o resto, eu tive essa facilidade que tu falou ali. Isso que causa aquela coisa toda que escrevi lá.

    Sobre a tua culpa e o fato de não estarmos prontos as vezes. Já falei sobre isso também. Acho que tudo tem seu tempo certo e se nós tentarmos acelerar isso, pular etapa, normalmente o resultado não será bom.

    Enfim, já me estendi no comentário... hehe...

    gostei do texto!

    Ahh, boas férias pra ti aí viu. Aproveite para descansar, pensar e voltar com tudo... hehe...

    Abraços do Mr.!

    ResponderExcluir
  2. nossa, quanta coisa profunda para um segunda-feira, onde estou com a cabeçinha cheia também...rs

    estou tentando achar algo inteligente para falar, mas não consigo, vc disse tudo!

    boas férias para você!

    Beijoooooos

    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Ei menina!!!

    Na verdade ninguém é obrigado a entender as coisas... ainda mais os sentimentos. Devemos ter sim, a capacidade de discernir e refletir acerca de tudo e todos, sem nos preocuparmos em encerrar nenhuma discussão. Que ela esteja sempre em aberto.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. ué? cadê? sumiu?

    volte a escrever mocinha! =)

    abraço do Mr.!

    ResponderExcluir