segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Feliz ano velho!



Eu acho o "ano novo" engraçado, por vários motivos, um deles, pela possibilidade de fazer as pessoas acharem que tudo vai ser diferente só por causa de um minuto, como se naquele minuto alguma coisa incrível pudesse acontecer. Como se 00:01 o mundo passasse por uma transformação, as pessoas se tornassem melhores, os sonhos mais próximos, os fardos menos pesados. Sei lá, de uma maneira ou de outra as pessoas acham que algo vai mudar, tem obrigação de mudar. Aí elas fazem metas para o novo ano, prometem começar aquele regime, ser mais pacientes, mais solidárias, mas a maioria esquece tudo isso antes do carnaval.

Então me pergunto qual o sentido de tudo isso. É só mais um dia, como outro qualquer, nada de sobrenatural vai acontecer só porque mudamos de um mês para o outro. Vai ser só mais um dia, entre tantos, a mudança é só simbólica, vai continuar tudo no mesmo lugar.

Por isso o melhor a fazer é começar a "faxina" hoje, a dieta hoje, tentar ser melhor hoje e tentar manter isso todos os dias. A empolgação do ano novo passa rápido e se contarmos só com ela não conseguiremos nada de muito concreto, afinal o que pode sair de concreto em planos feitos sobre pura ilusão? Melhor mesmo é manter os pés firmes no chão. Sonhar? Sim, sempre, mas sonhar com metas que não dependam de um novo ano, da famosa "segunda-feira", mas que sejam construidas dia após dia.

No natal conversávamos sobre a falsidade por trás do "Feliz natal". Pessoas que no ano todo não olham pra nossa cara nem pra dizer bom dia, no natal desejam feliz natal com o maior sorriso, lembram que você tem mãe, vó. É uma coisa linda! Falávamos que não nos sentiamos a vontade pra ser como essas pessoas e sair desejando feliz natal pra essas pessoas, até porque o verdadeiro sentido de natal já foi esquecido pela maioria das pessoas mesmo. Eu prefiro não dizer nada ou dizer apenas para meus amigos do que sair cumprimentando a vizinhança inteira.

E a mesma coisa eu penso do ano novo. Além de como já disse, não achar que tem nada demais nisso, aí fica ainda mais sem sentido. Porque a verdade é que somos só nós "velhos homens" entrando para um novo ano velho. Nada muda se nosso esforço para essa mudança não acontecer todos os dias, se nossas metas não forem traçadas todos os dias e a tentativa para alcança-las não for constante.

E é isso que eu desejo para todos para esse ano que entra, firmeza nos propósitos, nos passos e muita, muita fé. Que Deus abençõe a todos sempre. Deus não escolhe data pra abençoar ninguém, não vai abençoar mais ou menos porque vamos mudar de calendário, então faça o que fizer faça de coração, empenhe todas as suas forças nisso e aí com certeza você terá bons frutos disso. Claro esses frutos muitas vezes vem disfarçados, nem sempre as coisas acontecem como desejamos, mas se depositarmos nossos desejos na Mão certa, podemos estar seguros de que o melhor irá acontecer.

Gosto de pensar em uma música da Pitty chamada "Semana que vem", que diz:" Não deixe nada prá depois, não deixe o tempo passar, não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem pode nem chegar". Pense nisso, quantas pessoas fizeram planos para o novo ano e não vão nem viver para realizar?

Então é isso, desejo tudo de bom para todos vocês, hoje e sempre! Vivam o hoje, não esperam o "melhor dia" para tudo, espere um pouco melhor de você a cada dia, para poder esperar um pouco melhor da vida, gire essa "roda" e verão como as coisas podem ser muito melhores. Digo isso para mim mesma, é o que desejo para mim também, a começar por hoje.

17 comentários:

  1. Passando pra te deixar um beijão e te desejar um ano melhor, um 2010 de saúde e paz, para que você consiga alcaçar seus objetivos, adorei te conhecer e espero que nossa amizade dure pra sempre, feliz 2010.

    Abraços
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Às vezes nos tornamos escravos do passado e do futuro, e nos esquecemos da liberdade que o hoje nos proporciona.

    Depois enviarei pra você alguns links de sites onde tenho publicado textos, acho que você vai gostar. É uma opção a mais pra você mostrar seu talento.

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse foi um ano com gostinho de início e venho através das nossas rotas virtuais cruzadas agradecer sua visita, desejando mais encontros entre as leituras e trocas de pensamentos. Esses momentos por vezes nos colorem os dias e inspiram direções.
    Que a renovação seja por dentro maior que no calendário.
    Beijos desde a lua.
    Raiana Reis
    Rayos de Luna
    Tocou

    ResponderExcluir
  4. olá mais uma vez.
    Sempre que venho a este blog fico completamente deslumbrado com tamanhas ideias que aqui são, pela autora, desenvolvidas.
    Novamente, mais um post de grande qualidade.

    ""Vai ser só mais um dia, entre tantos, a mudança é só simbólica, vai continuar tudo no mesmo lugar.""

    Tens toda a razão, é pena que muitas pessoas andam uma semana antes a dizer que no novo ano vai ser tudo diferente, que vão ser umas pessoas melhores, que "aquilo" não vai voltar a acontecer, mas no fim de tudo, continua a ser tudo igual, ou por vezes ainda pior.
    O ano novo, a vida nova, pode ser iniciada todos os dias a qualquer hora, basta querer.
    Pessoalmente, o ano novo para min é todos os dias... quando acordo venho a varanda e respiro o ar puro...Sinal que estou vivo e que ainda posso fazer a diferença!
    Fica a ideia! Um beijo

    Nuno Cortez
    www.policonteudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse post! penso igual a você!
    Eu não gosto muito de "ano novo", pra mim, continua tudo igual, só o ano que passou...as vezes as pessoas prometem e não cumprem suas promessas...

    Algumas coisas podem até mudar na vida das pessoas, mas não pq o outro ano virá...isso depende de cada um se esforçar e tentar resolver a sua situação, que pode ser hoje, amanha, ano que vem...a qualquer hora a vida e as pessoas podem mudar!

    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  6. ah, o meu blog é:
    http://eu-amo-vestido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Dessa vez eu acho que o ano é novo realmente, pois muita coisa vai mudar pra mim, só que ainda não tomei consciência disso, acabei a escola, estou começando o ano trabalhando e eu nunca havia feito isso. Pra mim ano novo é quando se tem coisas novas nele e não quando troca os números do final da data. Se não tivesse acontecendo nada de diferente comigo também teria sua opinião, todo ano seria igual.

    Beijos, Carol

    Blog Schraubles!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, as pessoas às vezes se iludem um pouco achando que o novo ano será perfeito e que vão alcançar a maioria de seus objetivos. Mas isso é até bom, assim as pessoas têm um dia para ter novas esperanças e reforçar algumas antigas. Um dia alegre e festivo em que possam sentir uma felicidade incrivelmente contagiante, um dia como... o natal, em que todos desejam (ou pelo menos demonstram desejar) o melhor para o próximo.

    ResponderExcluir
  9. O sentido disso tudo, talvez as pessoas sintam a necessidade de criar festas e rituais.
    Alguns acreditam que o diferencial do homem com os outros animais, é que só nós temos a necessidade de criar mitos.

    ResponderExcluir
  10. Sumi por um tempo mas voltei.. e, por incrível que pareça, ou não tão incrível assim, né..rs.. mas escrevi na Varanda sobre o fim de ano de um jeito bem perto do seu..antes de ler aqui..
    Que eu sou seu fã você já deve ter percebido, né? Mas é tão bom chegar no seu blog e ler essas coisas, escritas de um jeito que só você sabe.. parabéns mais uma vez.. Li esse e li os outros textos passados..

    Essa mágica da virada de um minuto para o outro, de um dia para o outro, também nunca entrou bem na minha cabeça.. por sinal, tem 4 minutos que o dia mudou, até agora pouco era 30 de dezembro e agora já são 31. Que coisa, não ouvi fogos e ninguém comentando que a partir de hoje seria uma nova pessoa..rs..
    Nós, humanos de um modo em geral, somos tão curiosos, não é? boa parte de nós somos desse jeito que você escreveu e, se friamente pararmos pra pensar, somos pessoas pessoas muito, muito loucas..

    E ano que vem, amiga blogueira, continuo aqui te visitando e sendo seu fã. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Marina!

    Estou passando para agradecer a sua audiência no meu blog... às vezes até escrevo alguma coisa legal... hehehe...

    nossa... foi uma transmissão de pensamento mesmo... todos escrevendo mais ou menos a mesma coisa... isso pode ser um bom sinal... hehe... mas convenhamos, o texto do Fred é Sensacional... eu jah me tornei fã dele... hehehe...

    achei mt boa essa parte do teu texto: "Pessoas que no ano todo não olham pra nossa cara nem pra dizer bom dia, no natal desejam feliz natal com o maior sorriso, lembram que você tem mãe, vó. É uma coisa linda!"

    eh isso q eu me referia também lá no meu... eu acho isso rídiculo...é a tal da hipocrisia né... mas é isso aí... um bom texto e mais um blog q vai entrar para os meus favoritos... =)

    Grande abraço pra vc e um bom ano em 2010, mas sabendo né... temos que fazer por merecer...heheh!

    ResponderExcluir
  12. "a mudança é só simbólica" e isso já é muito. Feliz 2010 pra você também.

    ResponderExcluir
  13. Gente eu não amadiçoei 2010 não tá? Só para saberem!ashuashua Só não me importo com os n°s, aliás eu detesto números.ashuashua Só quero viver um dia de cada vez sem ilusões quanto a um "ano novo". É minha opinião, cada um pensa como quizer, o espaço aqui é pra isso mesmo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Marina... não quis dizer aquilo nao... gostei dos teus textos... foi soh um comentário sobre os textos do Fred... hehe... mas nem pensei em nada de competição... hehe

    comentei outros textos teus... tu escreve muito bem... show de bola o blog... e como tu disse, vamos nos falando...

    abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marina! Gostei do seu texto. É uma pena que a alegria das pessoas ao dizerem "feliz natal" e "feliz ano novo" não é a mesma nos outros dias. Como você mencionou, algumas nem dão "bom dia" e, de repente, dizem "feliz natal" e "feliz ano novo". Deveríamos colocar as metas hoje mesmo. Não na semana que vem. Não no próximo mês. Não ano que vem. Também acho que há uma certa fixação por números. Como se a mudança de números, de 2009 para 2010, fosse uma mágica para as pessoas ficarem mais boazinhas, otimistas e alegres com todo mundo. E depois a mágica vai embora... Beijos!

    ResponderExcluir
  16. O que se pode dizer sobre este post é que ele foi bem sincero (muito mais que os votos de bom ano-novo que costumamos ganhar de quem nem nos conhece (e que às vezes nem conhecemos). É isso aí!

    ResponderExcluir
  17. Oi Marina ! Com certeza ! Você tem escrito coisas realmente fantásticas e que nos envolve a grande realidade que vivemos ! Parabéns ! Kidney

    ResponderExcluir