quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"A verdade nua e crua"



É esse é o título do filme que eu passei os últimos dias assitindo, mil vezes, indo e voltando. Porque? Para apresentação de um seminário na faculdade que propõe uma análise do filme juntamente com alguns textos que estamos estudando, sobre teorias da comunicação e tal.

Enfim, o seminário é hoje. E eu digo que ontem eu passei umas 6 horas estudando isso, pra não conseguir sair muito do óbvio. O filme é incrível, daria uma reflexão incrível com certeza, mas acho que consegui fazer algumas considerações. Porque fim de período e mil trabalhos pra entregar deixam nosso cérebro meio lento sabe? Estou até com medo de começar a escrever um monte de coisa errada, mas vamos lá.rs

O filme é bem interessante, propõe para nós comunicadores uma análise da mídia, para as outras pessoas, sei lá, pode até fazer pensar um pouco nisso também, mas acho mais provável que seja mais uma fala anti-puritanismo. Seja como for acho que poucas pessoas vão pensar na coisa como ela realmente é, as pessoas transformadas em méros n°s. Não importa a opinião delas, importa o ibope, essa é a "verdade nua e crua" da mídia, não importa o quão esperto você seja a mídia "vai te pegar". Ela usa toda sua técnica para te convercer de que seu produto é bom, aí mesmo que ela não te convença você se convence afinal, "a maioria aprovou, tem que ser bom".

A essa técnica é dado o nome de Espiral do silêncio, e tem como propósito fazer com que as pessoas sejam vencidas pela maioria. O nome vem do fato de não conseguirmos expressar uma opinião contrária quando a maioria defende outra. Por exemplo, se você estiver no meio de uma torcida do Flamengo em um jogo de Flamengo x Fluminense, você não vai gritar se o Fluminense fizer um gol né? Você vai ficar em silêncio. Logo, a maioria venceu. E é assim que funciona no espiral do silêncio, se a maioria das pessoas gosta de "Big Brother" mesmo que você não goste, dependendo da situação você assiste, e algumas vezes acaba gostando e pronto, o espiral funcionou. Enfim, estou estudando isso ainda, não sou experte, mas espero que tenha dado pra entender.

Sabe, quanto mais estudo Comunicação, mas me convenço de que todo mundo devia entender pelo menos um pouquinho sobre isso. Pra não ser tão submisso aos "mandos" e "desmandos" da mídia. Pra entender suas sutilezas, ser menos ingenuos. Não é que a "mídia" ou "o Mass Media" (que é o cara que "manipula" ou decide o que vamos ver) seja um monstro sabe? Mas santo "ele" não é. Por trás de tudo o que vemos tem um propósito muito bem definido, não existe nada por acaso nesse meio.

Bom, isso é só pra começar, eu vou aprendendo e ensinando pra vocês, combinado?rsrs Fala a modesta né? É só brincadeira, digamos que vou trocando experiências com vocês, vamos conversando, melhor assim.rs Espero não ter falado muita "abobrinha". Mas mesmo com meu pouco tempo de curso esse tipo de coisa já começa a ficar clara sabe. Aliás, eu indico, se você é curioso(a), quer entender mais sobre a sociedade e as formas de comunicação dela, sobre novas tecnologias, sociologia e muito mais, faça Comunicação Social, é fantástico! Eu estou amando. Apesar de ter ficado triste com uma conclusão que tirei estudando para o seminário de hoje.

Estudando as apostilas para o seminário me deparei com uma frase que me "chocou", pelo contrexto. Hans Seyle em seu livro, The Stress of Life, relata a fala de um colega de trabalho ao se deparar com o seu trabalho que era estudar substâncias tóxicas em animais. Parte da fala de seu amigo foi: " Você acaba de decidir-se por passar a vida estudando a farmacologia da sujeira". Meio complicado entender assim né? Mas vou tentar explicar. Essa sujeira levando para o nosso caso é essa "manipulação" da mídia. Engraçado como essa frase me assustou! Sei lá, não que tenha que ser sempre assim, mas caramba, eis um grande desafio, fazer essa "manipulação" de uma forma mais humana. Não ter que ficar empurrando essa "sujeira" de um lado para outro, como diria uma amiga da minha mãe " colocar chantili na bosta". Eis o nosso desafio, tentar fazer uma coisa limpa. "Manipulação", acho que não dá pra pensar em não usar, nós a usamos o tempo todo, nas nossas vidas, a questão toda é, se essa "manipulação" vai ser boa( se é que pode-se dizer assim), ou menos pior.

Ah.... Ser ou não ser, eis a questão! rsrs

3 comentários:

  1. Putz, muito interessante este texto Marina...

    Sabe porque acho isso?

    Você ali afirma que todos deveriam estudar Comunicação para entender essa questão na manipulação e tals... e vou puxar a brasa um pouco pro assado jornalístico...

    Afinal, recentemente tivemos retirada a obrigatoriedade do diploma para exercer nossa profissão...

    Poois é, como você mesmo escreveu, nós estudamos essa questão e muitas outras para fazermos o jornalismo... claro, que muitos profissionais se desviam do nosso verdadeiro intuito, mas nós estudamos como funciona a manipulação, os critérios de noticiabilidade, as formas de escrita e tudo mais...

    Tudo isso, em quatro anos (ou mais né...depende da circunstância) para tentarmos mudar um pouco essa situação... tudo isso com muito esforço, porque não é muito agradável fazer certos trabalhos... tudo isso, para vir um Babaca feito o tal de Gilmar Mendes e dizer que nosso diploma não tem importância...

    Pra você vê né... esse é nosso querido Brasil...

    Desculpa a indignação aí... até sei que a Pec dos Jornalistas já foi aprovada em 1ª instância e tals... mas essa decisão ainda me revolta...

    No mais tudo de bom aí moça... boa sorte no restante do curso e não deixe que os maus exemplos da nossa profissão te tirem a vontade de ser Jornalista...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Interessante seu post. Eu vi o filme recentemente e, confesso, ele fala mais sobre fatos evidentes que as pessoas distorcem, muitas vezes por "manipulação de informações" outras vezes porque querem fugir da sua realidade. Toda informação, até mesmo histórias que contamos são manipuladas.

    Não ache que somente profissionais da comunicação sabem disso. A gente tem base teórica tão somente, mas a grande maioria dos políticos não são formados em comunicacão e sabem perfeitamente manipular a informação (até porque pra asceder no meio eles precisam disso antes de contratar assessores).

    A sociedade sempre foi manipulada. Não é um fato moderno ou privilégio de poucos. Estude a propaganda nazista ou até os pensadores gregos e a opinião deles sobre o homem.

    A questão é: as pessoas querem ser esclarecidas ou a zona de conforto é mais interessante?

    Você disse ali que ama Deus acima de tudo. Se alguém conseguisse provar que Deus não existe, você gostaria de saber?

    Sobre o filme, gostaria de saber como foi sua apresentação e fiquei curioso pra descobrir o que achou dele, se atendo somente a ele. E sobre manipulação de informação, a sociedade só foi estruturada graças a ela, senão ainda estaríamos nos matando pra comer e vivendo sob a regência dos instintos. De certa forma, a sociedade precisa disso.

    Mas nós, os esclarecidos, devemos criticar os excessos.

    ResponderExcluir
  3. Ai a importância de uma educação mais crítica. O problema não é a maioria sufocar a minoria, tá certo isso também é um problema, mas o fato de a maioria não ter o mínimo senso crítico é gravíssimo.
    Um abraço moça.

    ResponderExcluir