terça-feira, 10 de novembro de 2009

Prova do Enade em Divinópolis - Um espetáculo de desorganização



Depois do como sempre, brilhante post do meu amigo Ricardo Welbert sobre o tema(http://ricardowelbert.blogspot.com/2009/11/prova-do-enade-em-divinopolis-ofuscada.html), sobrou pouco pra dizer, mas mesmo assim quero deixar algumas observações.

Para quem está completamente por fora do assunto, no último domingo tivemos uma prova nacional, o Enade, que avalia as instituições de ensino. Eu e mais uma galera fizemos a prova em Divinópolis/MG em uma escola chamada Joaquim Nabuco. Pois bem, nós tentamos fazer a prova, porque bem na hora da prova no mesmo dia, no mesmo horário aconteceu uma parada gay, bem em frente a escola. Sim, em frente mesmo, tinha um trio elétrico, com som no último volume, fazendo as paredes da escola tremerem. Agora imagina você fazendo uma prova, com um bocado de questões bem pesadas, com muita coisa pra ler, que exigia muita concentração, com um "barulhinho" desse na sua cabeça. Pois é, a minha foi uma das piores, porque era a que dava pra rua, e a gente tinha a senssação de que tinha uma britadeira na nossa cabeça, só isso.

Depois de um tempo, uma meia hora de prova o diretor foi de sala em sala explicando a situação. Eles tinham um alvará, e por isso não poderiam fazer nada. Agora eu me pergunto, será que a polícia não sabia que haveria a aplicação da prova do Enade ali naquela escola? Com certeza sabia, o que nos leva a uma possibilidade apenas, facilitação pra o evento, o famoso "jeitinho brasileiro". Eu poderia estar muito enganada, mas nesse caso não, entendo um pouquinho disso, o suficiente pra saber que quando se libera um alvará tem que se verificar todos os eventos no mesmo dia, checar tudo e ver se o evento pode ser realizado. Pois é, eu não quero nem entrar na questão de mais ou menos importante. Mas essa prova já estava agendada a um tempinho né? Com certeza, então como é ninguém soube? A direção da escola também tem lá sua culpa, temos que considerar isso. Apesar da boa vontade do diretor, que explicou tudo, e no fim eu até conversei um pouco com ele e vi que ele realmente estava de mãos atadas. Mas assim como a direção dessa "parada" a direção da escola deveria ter checado melhor isso também, porque aí dava tempo de ir contra, já que a data da prova não poderia mudar, mas o a "parada" sim.

Pois bem, fica aqui meu protexto, para essas pessoas que "pregam" tanto o respeito mas são os primeiros a desrespeitarem. E pra que? Pra um evento completamente sem propósito pelo pouco que eu vi, ou melhor, ouvi. Um "batidão" direto, sem muitas palavras, sem conteúdo, que só pegaria mesmo uns desavisados que queriam mais era fazer uma "farrinha". Sei lá, acho que poderiam ter aproveitado melhor o tempo deles, afinal eles destruiram uma prova por nada, só pra "divertir" umas pessoas. Cadê todo o discurso deles? E não é questão de aceitar ou não a "escolha" deles não, nem entro nisso agora. Mas é questão de dar alguma coisa útil para ser discutida, sei lá. Eles pedem tanto por "voz" e quando tem não usam.

Eu sei que a maioria das pessoas não liga muito pra essa prova do Enade não, afinal vale ponto só pra instituição. Mas eu me importo sim e sei que não sou a única, mas pelo que percebi quando conversei com o diretor, somos minoria mesmo, porque pelo que falaram ninguém costuma reclamar de nada, por pior que seja, ninguém se importa. Percebi que ficaram positivamente surpresos com o interesse. Eu acho que muito importante sim, para as instuições de ensino serem avaliadas, e no fim das contas nós ganhamos com isso, porque se não estiverem bem podem ser ajudadas pelo governo, ou podem melhorar o que já está bom. E não é só por "consciência" do governo não, o país é avaliado muito por essa questão, o índice de desenvolvimento humano depende disso, e eles querem ficar bem lá fora, ainda mais agora com copa, olimpíadas, enfim. Pelo menos é o que se espera né? Não por isso, mas pelo Brasil mesmo, pelo povo. Se não for pedir demais. E se essa prova existe é sinal de que a preocupação com a educação, mesmo que em pequena escala, existe, e nosso papel e aproveitar esse tipo de "incentivo" que é tão raro.

3 comentários:

  1. Enquanto o Lula gasta bilhões em "política de boa visinhança e na imagem do Brasil lá fora' e também milhões para a Copa e Olímpiada o ensino e educação vivem um verdadeiro caos, sem falar na saúde, alias que saúde?

    Grande post, parabéns pelo texto.
    Beijosss
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Marina. Você foi feliz em sua colocação quanto a verificação que precisaria ser feita pela prefeitura municipal de Divinópolis antes da liberação do alvará da Parada Gay. E se fosse realizada ali uma reunião de pacientes com Leucemia? Será que a Parada pararia?

    Foi um vexame da administração divinopolitana. Eu adoraria saber o que o ministro da Educação, Fernando Haddad, teria a dizer sobre isso. Vou enviar um e-mail agora pro Ministério da Educação e sugiro que faça o mesmo acessando a página do referido ministério.

    Obrigado pela citação, Marina!

    Tudo de bom pra você.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Podemos somar à desorganização do ENADE, os fatos envolvendo ENEM e várias outras mazelas que tem ocorrido em relação ao ensino em geral. Não é particularidade de Divinópolis, acredito que o fato citado é somente um ilustrativo do que acontece em nível nacional.

    ResponderExcluir