segunda-feira, 21 de setembro de 2009

É quando as folhas caem..




Esses dias foram de extrema reflexão para mim. Sei lá, talvez seja o fato de estar ficando mais velha, tudo parece cada vez mais complexo, urgente, mais sério mesmo. Afinal 23 anos já começam a pesar um pouco, assim como 22 já pesavam né? Mas cada ano que passa trás cada vez mais responsabilidades.

Bom como já tinha dito, nesse último fim de semana comemorei meu aniversário antecipado, comemorei toda uma nova fase na minha vida, que chamei de verão. Bom, para quem viu os dizeres do meu convite fica mais fácil. E para quem não viu eu mostro. Ficou assim:

"Nas nossas vidas estamos sempre mudando de fase, como nas estações; passamos pelo outono(transições), inverno(dificuldades),primavera(mudanças) e verão(a semente boa que resulta de todas as outras estações).

Convido-o a comemorar o meu verão."

Esses foram os dizeres do meu convite, eu criei, de acordo com o que estava sentindo, e como comemorei alguns dias antes do meu aniversário acho que verão foi mais apropriado mesmo. Meio poético, mas eu sempre escrevi poesia, não tinha como ser diferente.

Enfim, quando escrevi tinha esse "verão" em mente, a tradução do convite, mas com o decorrer da festa e depois, no dia seguinte percebi que na verdade eu não estava comemorando o meu verão, mas meu outono. Vou deixar isso mais claro, mas antes preciso fazer algumas considerações.

Eu descobri várias coisas na festa no meu verão/aniversário. Entre elas descobri que essa semente de que falei, a minha semente, ainda não está pronta para brotar, está sendo preparada, ainda precisa passar por mais alguns invernos, mais algumas primaveras, para então ficar forte, firme o suficiente para germinar. Percebi que eu preciso sim deixar uma certa carga emocional para trás, certas "velharias" de "uma Marina" que eu já não sou mais e não quero voltar a ser, mas preciso ao mesmo tempo me manter focada no que eu não quero perder, para não me perder demais de mim, da minha essência e sobretudo não me perder nunca do meu Deus.

É claro que eu nunca vou deixar de amar a Deus, Ele é tudo pra mim, mas tenho aprendido que cultivar esse amor não é uma tarefa tão fácil como parecia a princípio, isso exige tempo, paciência, enfim, é um aprendizado diário. Todo amor precisa disso, o amor entre familiares, amigos, com todos a nossa volta, não seria diferente com Deus, aliás muito pelo contrário, esse é o supremo amor, o que mais precisa de cuidado.

Bom, mas voltando ao meu aniversário, eu me senti meio estranha durante a festa, sei lá, meio melancólica, tive meus motivos, como disse muitas coisas mudando ao mesmo tempo. É estranho, estar em uma cidade que eu não escolhi mas que me escolheu, desde sempre, e mesmo que eu não goste muito disso é aqui que eu vou ficar por um bom tempo ainda, acredito. Não que eu deteste tudo aqui, eu gosto de algumas coisa, mas poucas coisas eu confesso, mas essas coisas existem, e claro pessoas também. Mas a verdade é que passo muito tempo pensando no que poderia ser feito para que essa cidade fique melhor, e tenho algumas ideias em mente, mas isso é outra história.

No momento me sinto desprotegida do muro que eu ergui ao meu redor a vida inteira, estou tentando encontrar um ponto entre "8 e 80", porque se tem uma coisa que eu sempre fui é extremista. Estou transitando entre um ponto e outro, tentando encontrar a melhor forma de viver, sem nunca deixar de lado meus princípios, minha fé, mas sem me fechar para o mundo, para as coisas que também são importantes, algumas eu diria essenciais, como meus amigos. É, eu confesso que não tenho tirado tanto tempo assim para eles, na verdade eu tenho tirado pouco tempo até para mim mesma. Eu nem sei quanto tempo eu fiquei sem ter contato com água, algo que amo, acho que não ia ao clube da cidade a mais ou menos 2 anos. Ontem, um dia depois do meu aniversário eu fui, e me senti muito bem, mais leve, eu costumo brincar que a água é meu habitat. Eu nuca fico muito tempo sem pelo menos molhar os pés em um riacho, ou alguma coisa do tipo, mas fiquei muito tempo sem dar um belo mergulho.

Por isso agora eu vejo que na verdade eu não comemorei meu verão, mas meu outono. Outono é renovação, novidade, é uma preparação para uma nova fase, é quando as folhas caem para dar lugar a novas, e se preparar para uma nova etapa no ciclo da vida. Nesse momento me sinto nesse outono onde muita coisa boa ainda vai acontecer, mesmo que para isso algumas folhas tenham que cair. Afinal outono, é quando as folhas caem.

8 comentários:

  1. primavera chegando em ceu de chuvas torrenciais no rio e em noite do MFC. quer saber mais? acessehttp://www.ofluminense.com.br/include/oFluPlayerRadios.asp?pStrRadio=Fluminense%20AM e escute a galera! beijão!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, Marina, me dá uma certa depressão quando vejo você dizer "afinal, 23 anos já começam a pesar um pouco". Gente... Você está na flor da idade e pensa que já tá passando dos 50 (nessa fase sim, esse tipo de pensamento começa a ter fundamento). Não me leve a mal, mas olhe mais para sua juventude e deixe que o passar dos anos lhe mostre essa trise realidade (comum a todos nós).

    No mais, peço novamente desculpas por não poder ir à sua festa. Maaaas, como sabe, comemorei muito (solitariamente) por sua felicidade, viu?

    Viva muuuuuito bem esse seu "outono", essa fase de renovação", sem se esquecer que você ainda está "na flor da idade" (flor, primavera, juventude... Entendeu? KKK). Beeeijo meu bem!

    ResponderExcluir
  3. Há meus 23 anos, hoje com 31, lá se vão quase uma década, menina você é muito jovem, aproveite a vida sem essa de depressão ou falar que 23 anos pesam, seja feliz curta a vida com responsabilidade é claro, mas você viverá muitas coisas boas até chegar aos meus 31 anos e olha que sou e muito jovem hehehe...
    Grande beijo e parabéns pelo blog e suas postagem com textos sensacionais.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  4. Ah, que isso!
    Você está apenas começando sua vida! Oras, se você se acha velha agora, com 23 anos, imagina com 33?
    Vamos com calma.
    Conforme o tempo passa, muita coisa muda, mas nada é motivo para desespero.
    Eu tenho 21 anos, e me acho uma criança ainda rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, vc esta começando a vida ainda, eu tambem estou mudando um pouco, aliais meu aniversario foi ontem. Não se sinta estranha, logo você acustuma. Acredita que ontem eu até chorei por um motivo besta...
    Mais logo a gente se acustuma, e com a cidade tambem... Bom eu nunca mudei de cidade mais minha mãe quando pequena mudou varias vezes, ela me conta como que é, e eu acredito que deve ser muito ruim ter que acustumar e conviver com gentes que você nunca viu! Mais como ela me disse, sempre chega em um ponto que você se adapta com as novas pessoas, enfim! Com tudo.
    Beijos, Andri

    ResponderExcluir
  6. E eu nem estou acreditando que eu escrevi tanto assim rsrs. Eu sempre fico meio insegura quando vou falar ou escrever as coisas, as vezes dou uma gaguejada, mais isso foi só antes de ontem! Hoje me sinto uma nova pessoa...

    ResponderExcluir
  7. A vida é uma maravilha...sou fã da vida ... ao evoluirmos temos sempre dentro de nossas mentes aquela pergunta " o q é q estou fazendo"?
    Um dos príncipios da vida é achar o equilibrio entre o 8 e o 80...é ter a TEMPERANÇA para descobrir o melhor caminho para o equilibrio

    ResponderExcluir
  8. Esse texto é muito interessante!
    Nos faz refletir.

    um abraço!

    ResponderExcluir