quarta-feira, 15 de julho de 2009

Espera que o sol já vem..


Falando em 14 bis, tem uma música lindíssima que eles gravaram que trás uma bela reflexão também, se chama Mais uma vez.


Mais Uma Vez
14 Bis
Composição: Flávio Venturini - Renato Russo

Mas é claro que o sol

Vai voltar amanhã

Mais uma vez, eu sei

Escuridão já vi pior

De endoidecer gente sã

Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você

Mas deveria estar do lado de lá

Tem gente que machuca os outros

Tem gente que não sabe amar

Tem gente enganando a gente

Veja nossa vida como está

Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar

Confie em si mesmo

Quem acredita sempre alcança


Nunca deixe que lhe digam

Que não vale a pena

Acreditar no sonho que se tem

Ou que seus planos nunca vão dar certo

Ou que você nunca vai ser alguém

Tem gente que machuca os outros

Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende

É preciso fazer algumas resalvas. A primeira vista quando se ouve essa música ela parece excluir o papel de Deus quando diz "Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo", pelo menos eu pensava que era isso quando ouvi das primeiras vezes. Mas temos que pensar nesse alguém como alguém humano. Humanamente falando não a ninguém melhor para se confiar do que em nós mesmos, se não acreditamos em nosso potencial ninguém o fará por nós. E dificilmente encontraremos alguém tão confiável como nós mesmos, ninguém melhor para saber o que é melhor para si do que Deus, claro, em primeiro lugar, mas depois dele somos nós, mais ninguém.


É interessante quando a letra fala dessa escuridão que endoidece até gente sã. Quem é que nunca passou por um momento como esse em sua vida? Quem é que nunca olhou para frente em determinado momento e não conseguiu enchergar nada? É certo que todos já passaram por momentos assim. Mas é certo também que quando isso acontecer podemos esperar, certos de que o sol já vem. Uma vez ouvi uma coisa em uma fita(bem antigo, dá prá perceber né?) que gosto muito de ouvir, é uma reflexão chamada "Como ser feliz de qualquer maneira". Pois bem, nessa reflexão em determinado momento foi dito uma coisa que chamou muito minha atenção sobre essa escuridão, "que quando achamos que nossos problemas chegaram no ponto máximo é um bom sinal, porque se não pode mais piorar é porque de alguma forma vai ter que melhorar." E não é a mais pura verdade? Nunca poderemos retornar a superfície sem ter chegado ao fundo do poço. É confortante pensar nisso ainda mais quando estamos no "olho do furacão" sem saber muito bem o que fazer e para onde ir. E é melhor ainda pensar que tem alguém de fora disso tudo olhando por nós, nos guardando e cuidando para que no final toda a tempestade que passamos retorne em experiência, em força. O Pai nunca desempara quem confia nEle de verdade, quem está com olhos firmados no lugar certo.


Por fim, como diz a canção, nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar em seus sonhos, que eles são grandes demais, maior é Aquele a quem entregamos nossos sonhos e planos. O que mais temos em nossos caminhos são pessoas para nos desencorajar, nos fazer desistir, mas se não confiarmos que podemos chegar lá, apesar de todas as desconfianças, é certo que não chegaremos a lugar algum. Mas se acreditarmos que podemos sim, bem mais do que esperam de nós, e que temos uma força que muitas vezes nem nós mesmos conhecemos, chegaremos onde quizermos. Falo por experiência própria, eu era a própria "vítima do mundo", mas quando resolvi lutar com todas as minhas forças, em Deus, para me sentir alguém, para me olhar no espelho e gostar do que estava vendo, ah, nesse dia tudo mudou. De alguém sem nenhuma perspectiva e já com poucos sonhos eu me tornei uma pessoa realizada, claro com muito o que realizar ainda, mas o que tenho hoje com certeza é bem mais do que poderia sonhar à poucos meses atrás, hoje eu tenho planos, metas, eu consigo sonhar. E é bom mesmo que sempre se tenha algo a realizar, porque se um dia olharmos para nossas vidas e não vermos mais nada para melhorar, mais nenhum sonho a ser realizado, com certeza sentiríamos um vazio imenso e não haveria mais nenhum motivo para viver.


Ninguém gosta de problemas, seria tão bom viver sem eles não é? Sem as depressões nas pistas de nossa vida, mas sem elas teríamos de nos contentar em ter um vida medíocre, só para nunca sofrer, como se fosse possível. Por isso aproveite-as da melhor forma possível, acredite elas são únicas e preparadas especialmente para você, para que no final você se torne alguém melhor, mais forte e com certeza mais humano. Então não se preocupe se a escuridão parecer cegá-lo em algum momento de sua vida, "espera que o sol já vem ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário