sexta-feira, 27 de maio de 2011

A mídia do espetáculo



Olá pessoal, pra começar desculpem o abandono desse blog, passei por um período de luto pelo meu gato e fora isso é fim de período e quem estuda sabe do que estou falando, é uma loucura. Também estava meio sem saber o que falar, é tanta coisa, mas resolvi hoje falar sobre um assunto que me incomodou bastante.

Vocês provavelmente devem ter visto hoje uma matéria sobre uns soldados do exército dançando funk, um funk especial que criaram a partir do hino nacional, mas minha intenção não é criticá-los não, o meu problema neste caso é a mídia, a Globo em específico. Ela mostrou o caso hoje umas 3 vezes pelo menos, só que eu acompanhei e mostrando falas de indignação, pessoas falando da vergonha que sentiram pelo que eles tinham feito e tudo mais, pessoas que moram na cidade que o vídeo foi produzido.

A questão central é, porque tanto destaque da mídia a este fato? Porque tanto assombro em um país em que somos roubados pelos nossos políticos a todo minuto? Será que isso merece mesmo todo esse estardalhaço? Onde estão as pautas sobre corrupção numa hora dessas, será que não tem mais nada pra ser dito? 

Sinceramente acho hipocrisia ter tantos pudores com certas situações e se indignar tão pouco com outras. Porque não mostram o impostômetro, as grandes mansões que compradas pelos políticos com o nosso dinheiro e sem que eles façam nada para merece-lo? Porque é mais cômodo mostrar esse tipo de coisa, e a Globo lá quer cutucar muito o "caixa 2" dela? É o jogo de interesse que trás a cena só o que não dá mesmo pra esconder, nada de mostrar além do que se deve, e aí dale os soldados dançando. Nossa que coisa horrorosa!! Horroroso é não ter o que comer, horroroso é não ter direito a saúde digna, horroroso é trabalhar de sol a sol e morrer sem nada!! Quanto custa mostrar isso mais vezes? Ah sim, a dancinha dos soldados é mesmo uma prioridade.

2 comentários:

  1. Concordo Marina. O mesmo aconteceu com o casamento do Príncipe Willian. Até reportagem especial o tal casamento ganhou, sendo que não ia mudar nada na vida de nós, Brasileiros. Pelo menos esse caso da dancinha que você citou tem alguma relação com o nosso país. Infelizmente, a mídia é isso. É o que dá espetáculo. Lamento...

    ResponderExcluir
  2. O destaque à "dancinha dos soldados" é compreensível uma vez que trata-se de um grande desrespeito a um dos símbolos nacionais: o hino.

    Claro, que tem muita coisa errada que não ganha destaque na mídia e não apenas na globo. Afinal, não só a maior emissora do país, mas sim a mídia como um todo trabalha com esse joguinho de pautas, na tentativa de manipular as pessoas.

    Cada qual de acordo com seus ideias e de seus parceiros obscuros, que têm de ter seus interesses defendidos pelos veículos aos quais dão algum apoio.

    Enfim, o jornalismo, infelizmente, está muito sujo, como a sociedade como um todo. Isso é a maior verdade. E olha que é um jornalista que fala isso.

    A gente sai da faculdade cheio de ideais e aos poucos vai vendo que aquilo não vale de nada e vai sendo moldado de acordo com a vontade do sistema.

    O jeito é resistir o quanto for possível. Eu, por tentar ir contra algumas coisas que achava errado no jornal onde trabalhava, acabei perdendo meu emprego...hehehe... faz parte.

    Enfim. Abraço, moça!

    E volte a escrever hein...

    ResponderExcluir