domingo, 28 de novembro de 2010

Se correr o bicho pega, se ficar, o bicho some




Quem não conhece esse ditado popular, só que da maneira errada como costumamos usá-lo. Achei bem apropriado usá-lo para falar um pouco da atual situação do Rio. Mas uma vez vemos o Rio em guerra, mas dessa vez em uma escala maior, talvez a maior de todos os tempos. Tenho acompanhado com apreensão tudo isso, mas não posso dizer que completamente espantada porque era de se esperar, por N motivos. Vamos há alguns deles: As pacificações nos morros obviamente e com isso a perca do território dos traficantes, principalmente. Os acontecimentos importantes como olimpíadas, copa, que vão deixar o Rio em evidência, e mostrar poder assim fica bem mais fácil também, dois coelhos em uma cajadada só, mostram a que veio, "ridicularizando" o país e apavorando a população.

Mas isso nós já bem sabemos, voltemos ao tema desse post. Vendo uma das muitas reportagens sobre esse fato na TV eu vi algo que me chamou a atenção, o depoimento de uma moradora do Rio que se destacou de todos os outros. Ela disse que a fala dela pareceria estranha mas ela se sentia aliviada, porque pela primeira vez ela via algo acontecendo, a polícia se mobilizando de verdade. Intrigante não é mesmo? Alívio nesse momento. Mas ela está certa, o enfrentamento é melhor que a recua, sempre. Enquanto fugimos do problema ele só aumenta, quando enfrentamos ele some, afinal não se ganha uma guerra sem travar batalhas.

Por isso sinto que o Rio está sim no caminho certo, enfrentando de verdade essa situação. É claro que seria melhor sem que precisasse haver tanto derramamento de sangue, mas infelizmente é a dura realidade de uma guerra, e ou morrem os bandidos, ou os inocentes. Infelizmente como em todas as guerras vai ter muito choro, como já teve, mães perdendo seus filhos, filhos seus pais. É.. bandidos também tem família, mãe, pais, filhos, não podemos desconsiderar isso. Mas infelizmente quem entra nessa vida sabe que ela não tem final feliz.

Torcemos para que tudo fique bem no nosso belo Rio de janeiro, que a paz reine daquele lugar, dentro do possível, e que esse "bicho" continue sendo enfrentado de frente, não só com armas, mas com livros, educação, cultura e amor.

Achei muito boa essa foto de João Monteiro, que foi premiada inclusive no site olhares para ilustrar esse post. Essa foto foi tirada em Luanda, mas temos em comum a ela e a todos os lugares, esses sonhos de crianças, de tornar um novo Fenômeno, de crescer e ser feliz, de viver. No Rio não é diferente.

4 comentários:

  1. Oi Marina, vim agradecer o recado no blog, e dizer que tô numa correria com conta de final de semestre na facul e também por trabalho particular. Mas tô com muitas saudades de escrever, e me sinto culpada por isso...rsrs voltarei logo acabe a correria aqui no seu, vou ler seus posts com cuidado, pois gosto muito das mensagens que eles trazem. Bj e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Bom o texto. Pensei em escrever sobre a confusão no Rio, mas acabei não escrevendo.

    O que se lamenta é que demoraram tanto para agir que agora é preciso haver todo esse sangue. Se tivessem feito algo desde o início, talvez não tivesse chegado a este ponto.

    Eu acho assim... a polícia e o governo agiram certo. Tinha mesmo que mostrar que eles não podiam sair queimando carro sem acontecer nada.
    Mas infelizmente, o tráfico não vai ser derrotado assim tão facil. Mas uma ação como essa já é algo né. Melhor que nada.

    O que eu não consegui entender foi ver algumas pessoas escrevendo contra a ação da polícia. Queriam o que? que deixassem os traficantes tomar conta do Rio? que coisa ridicula. São os rebeldes sem causa, que as vezes me irritam.

    Enfim... bom texto...

    "...e que esse "bicho" continue sendo enfrentado de frente, não só com armas, mas com livros, educação, cultura e amor." -

    Sensacional isso que tu escreveu... hehe

    Abraço, moça!

    ahhh... já ia esquecendo... obrigado pela visita lá no blog. =)

    ps.: tinha mandado o comentário, mas tinha um erro tão grotesco de português que resolvi apagar e arrumar... hehe

    ResponderExcluir
  3. Obrigada você pelas visitas de sempre querido. Não tenho entrado mais no seu por falta de tempo mesmo, também gosto muito do que escreve.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que violência só gera violência, mas, por ter o tráfico de armas e drogas no Rio chegado a este ponto, a invasão realizada pelas polícias, principalmente na favela do Cruzeiro, foi muito bem aplicada. Como você citou, as Olimpíadas e a Copa atrairão as atenções mundiais para o Brasil. A criminalidade precisa ser enfrentada em seu ninho. Traficantes ficam impondo lei do silêncio nas favelas porque o baixo policiamento (e ainda tem as milícias (grupos de policiais corruptos) não mete medo neles. Nada como uma boa Tropa de Elite invadindo os morros. A população se sente mais segura e denuncia os criminosos (segundo reportagem do "Fantástico", o Disque-Denúncia do Rio recebeu informações que ajudaram muito neste enfrentamento). Traficante sem território, parceiros, clientes e armas vira apenas mais um marginalzinho sem futuro.

    ResponderExcluir