sábado, 6 de novembro de 2010

Democracia


Foto de Manuel Madeira - Olhares.com


Esse é o tema do artigo que tenho que fazer pra sociologia e estou com certa dificuldade de começar. Tenho algumas ideias a esse respeito talvez polêmicas não sei, mas é o que penso. Por exemplo, se democracia é o poder de escolha na mão do povo porque esse poder ainda não nos é completo? Deixe-me explicar. Ok eu posso votar e escolher quem eu quero, mas aí é que tá eu não posso, eu sou obrigada a votar. Se democracia implica em liberdade então eu só deveria votar se quisesse, acho que assim sim poderia dizer que esse poder é meu. Nos Estados Unidos é assim, creio que em outros lugares também. Aí alguns falam, "ah mas eles já sabem lidar melhor com isso". E eu pergunto, quando é que um povo pode aprender a lidar com uma coisa sem exercitá-la? Temos que aprender a lidar com o poder que temos, inclusive o poder de poder escolher votar ou não.

Essas eleições nos mostraram coisas curiosas, boas e ruins. Marina com uma votação bastante expressiva em sua primeira tentativa ao cargo de presidente, Tirica eleito, uma abstenção bastante grande de voto. Mas pensemos em Tiririca por hora. Será que ele teria sido eleito se as pessoas não fossem obrigadas a votar? Teria sido um voto de protesto? Bastante alienado é bem verdade já que as consequências foram sequer avaliadas. Mas eu fico pensando nisso, em quanta gente vota por votar, só porque é obrigado, e como as coisas poderiam ser diferentes se cada um pudesse escolher votar ou não. Tem tanta gente(a maioria das pessoas por sinal), que nunca acompanha política, tá se lixando pra isso e depois vai lá e vota só pra cumprir um rito obrigatório. Eu não sei mas creio que se pudéssemos escolher votariam apenas quem tem o mínimo de respeito e consciência sobre política.

Bom mas isso aqui é Brasil e por enquanto é assim que é né? Agora Dilma foi eleita e como a querida Marina disse, agora ela é nossa presidente gostemos ou não. Temos então que fiscaliza-la, exercer nosso direito pós eleições. Como diria aquela antiga canção, "até bem pouco tempo poderiamos mudar o mundo, quem roubou nossa coragem?" Ainda podemos, se quisermos. Então olho nela, e em todos os que elejemos ou não, o que importa é que esse é NOSSO país, e temos que usar dessa "democracia" para cuidar dele.

Um comentário:

  1. Olha Marina... eu concordo contigo e cheguei a escrever isso em algum lugar durante as eleições. A nossa democracia é falha. Não existe essa democracia completa justamente pelo fato de que somos obrigados a votar.

    Uma amiga me respondeu que a democracia é relativamente nova no Brasil e que a tendência é que cheguemos lá, mas não me convenci muito com isso.

    Outra coisa que me faz questionar essa democracia é algo assim. Aqui no meu estado, politicos com mais de 100 mil votos não se elegeram, enquanto outros com 10, 20 mil votos foram eleitos, graças ao tal "quoeficiente eleitoral". Ridículo e é algo que me deixa com menos vontade ainda de participar da eleição.

    Meu voto pode ser simplesmente ignorado por uma regra que eu não aceito. Acho que quem leva mais voto tem que ser eleito e pronto... hehe...

    enfim... agora vamos ver o que os eleitos vão "aprontar" nos próximos quatro anos e torcer pra que pelo menos façam algo de bom...

    abraço, moça!

    ResponderExcluir