domingo, 15 de agosto de 2010

Ganhar ou perder?



Eis a grande questão da humanidade, ser vencedor ou ser perdedor? Um garoto cresce ouvindo que precisa vencer na vida, ser o 1º, vencer os outros, e aí nem todo mundo entende isso da mesma maneira. Ser melhor como? Vale tudo pra isso? Vale matar, roubar, enganar? Esse mesmo garoto se vê em uma situação ruim, ele não é enxergado, ele não é o 1º ele sequer é o último, e então alguém coloca uma arma em sua mão e o diz que com ela ele nunca vai passar despercebido, agora ele manda. Quem são culpados? Todos nós. Porque alguém tem que ser sempre o 1º? Porque alguém tem que perder para outro ganhar? Porque não podem existir vários ganhadores de formas diferentes? Posso não ser o mais rápido, mas posso ser o mais engraçado, o mais carinhoso, o mais amigo, leal. Porque temos que rotular as pessoas e dizer que umas são melhores que as outras?

Temos que nos policiar com as sutilezas da vida que nos são impostas todos os dias. Ouvi algo muito sutil na época da copa e fiquei pensando. Estávamos vendo os jogos e alguém disse que era melhor ganhar em 3° do que ser 2º lugar, porque quem é 2º na verdade perdeu do 1º. Que triste não? Alguém sempre tem que ser perdedor? Ser 2º não basta, ou 3º ou 4º, só o 1º vale. Se for assim estamos perdidos não é? Não cabem todas as pessoas do mundo no 1º lugar do pódio ou cabem? Você é melhor em alguma coisa, em fazer alguém sorrir, em amar com todas as forças, em tirar de uma pessoa simples aos olhos dos outros o que há de mais especial de dentro dela, você vai ser sempre o 1º pra alguém, não importa o que faça ou quantos prêmios tenha, você é especial pra alguém, pra você mesmo e isso basta. E isso basta? Deveria.

Podemos não ser os melhores nas nossas profissões, nem o mais bem sucedido, mas faça o que fizer faça de coração e você será muito bom nisso, o melhor pra alguém, pra sua comunidade, pro seu bairro, pra sua empresa, ou pro seu colega de trabalho. Ame, ame muito viver, você com certeza faz diferença pra alguém ou fará se agir assim. Não se constrói nada sozinho, não existiria o 1º se não houvesse o segundo e por aí vai, por isso é besteira perder tempo com coisas pequenas, com números e colocações, a coisas melhores a se fazer, viver por exemplo. Eu digo por mim, quero a partir de hoje perder menos tempo em tentar superar os outros, mas tentar a cada dia me superar, me realizar e realizar a Deus que pra mim é quem mais importa. Quero ser feliz, amar muito, ser muito amada, sonhar e realizar tudo o que puder, sem importar se serei a primeira ou a última, serei eu, e basta.

5 comentários:

  1. Pois é Marina. Sua reflexão traduziu tudo o que estou vivendo nesses últimos dias.
    Tenho tentado ser simples, minimalista, paciente.
    Confesso que é muito difícil, mas se a vida fosse fácil não teria graça.
    Muitíssimo bom ler seu texto, espero que ele mude pensamentos. As pessoas precisam aquietar essas aflições mesquinhas.
    :D Adorei seu texto! Tempo conquistado no tempo indagado.

    ResponderExcluir
  2. Marina, Marina... que belo texto... hehe...

    não posso dizer outra coisa, além disso: que belo texto!

    agora, sobre o tema, vou me permitir alguns comentários... hehe...

    Acho que tu resumiu muito bem tudo ali. Mas essa competitividade meio que faz parte de nós. O problema é traduzir isso em coisas boas, sem ferir ninguém, seja fisicamente ou moralmente.
    Como bem falou ali. Importante é fazer algo da melhor maneira possível porque gosta e não só porque quer ser melhor que o outro. Mas se no intuito de ser melhor, você puder fazer isso ajudando outras pessoas, porque não?

    O importante é traduzir toda essa competitividade, até certo ponto cormal, em coisas boas. Já é um começo, pelo menos né... hehe


    Abração pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Texto que fala a voz do humano sentir.
    Muito bom. Ser basta.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, minha amiga: é absolutamente impossível estar em 1º lugar sempre. Ainda mais se for em todos os quesitos competitivos nos quais somos inseridos diariamente, querendo ou não.

    A vida é, sim, cheia de disputas. Por um bom emprego, por uma boa apresentação, por uma maioria de gols ou pela chegada em primeiro lugar.

    Engana-se quem pensa que é sempre o primeiro. Como diz aquele ditado: "os últimos serão os primeiros".

    O competidor que fica observando os modos de agir do concorrente acaba ficando preocupado, podendo convercer a si próprio de que o outro está sendo mais competente.

    O ideal é seguir sempre feliz, dando o melhor de si. Os primeiros lugares são alcançados pelos melhores.

    Não é preciso, para isto, "pisar" em quem ficar para trás. O ideal é que você consiga alcançar o cume, servindo de exemplo para novos e corajosos aventureiros da vida.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Marina, infelizmente parece que somos "criados em laboratório", e ficamos igualzinho uns aos outros, mas tentar ser feliz com simplicidade, tá de bom tamanho pra mim. Que Deus te abençoe nos seu projeto de vida!

    Bj
    Simone

    ResponderExcluir