quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O que acho do carnaval...




Bom,eu odeio o carnaval e tenho mil motivos para tanto, mas vou enumerar alguns deles.

Por causa do carnaval o Brasil é conhecido e divulgado com uma cultura de "vale tudo". "Aqui tem "mulada globeleza" pra todos!" O Brasil se orgulha por ser conhecido e apontado automaticamente como o país das "belezas naturais".

Um outro aspecto não menos importante. Por ser conhecido como o país do carnaval parece que não se "admite" que algumas pessoas possam não gostar da festa, afinal "se é brasileiro tem que gostar", tem que saber sambar e por aí vai. Até porque como diria um sambista que eu não sei o nome nem quero saber, "quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça, ou doente do pé." Por causa disso somos obrigados a consumir toda essa palhaçada carnavalesca.

No carnaval, dizem que vale tudo. E vale também desrespeitar a lei do silêncio e sair nas ruas a 5 da madruga tocando marchinhas de carnaval e acordando a vizinhança inteira. Até porque ninguém deve tá querendo dormir mesmo né? Pra que, dorme depois que o carnaval passar como fazem os foliões.

Estava conversando com um amigo um dia desses e ele tava dizendo que carnaval não devia ser feriado, eu concordo, acho ridículo isso. Pra mim o feriado é bom pra descansar, quando dá pra ir pra um retiro legal também, mas podiam arrumar outra data pra substiuir já que o negócio é ter um feriado. Mas aí já é querer demais né? Eu já ficaria satisfeita se não me enfiassem goela abaixo a "alegria" carnavalesca, como se fosse real. Prefiro o sossego não carnavalesco.

11 comentários:

  1. Concordo com tudo que você disse e assino em baixo, mas respeito quem pensa ao contrário.

    Beijosss
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Respeito também Jeferson, pelo menos tento entender por mais estranho que possa parecer pra mim.rsrs

    ResponderExcluir
  3. Carnaval é uma coisa que chamam de festa, mas que simplesmente é uma oportunidade para os moralistas de plantão serem quem realmente são. Um bando de loucos. Odeio carnaval também.

    Concordo com o que tu escreveu, mas infelizmente somos minoria...

    eu tenho fugido do carnaval e pretendo seguir fazendo isso.

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi.. acho triste que o Brasil seja apenas conhecido pelo Carnaval, a culpa é do pórprio povo brasileiro, que nunca lutou por sua própria identidade e se orgulha pouco dela. Eu detesto carnaval, pois acho que o sentimento dessa festa é errado, como vc mesmo diz é o vale tudo, e a na vida não é assim... e depois o que está por trás disto é vulgar, eu sou uma carioca fora da praia, pois moro em Portugal e é assim mesmo que todo o povo "europeu" vê as brasileiras, tem ser popozudas , e sambar, e ai eu pergunto - onde está o cérebro? ... e muitas pessoas respondem é uma festa popular com muita criatividade , concordo que as pessoas que elaboram os temas são criativas, mas o que adianta, o povão só quer dança , e folia fácil e colocar pra fora suas fantasias que muitas vezes não tem coragem de exibir... acho que valeu o seu texto como protesto e ser diferente é bom ...faz a diferença... é isso ai!!! continue passando a sua mensagem ... eu tenho orgulho de ser brasileira, somos um povo alegre e de bem com a vida e deveríamos aproveitar isso para valorizar a educação e construirmos a nossa própria identidade, sem querer imitar ninguém. Beijinhos e parabéns pelo portesto.
    Lucia Zani

    ResponderExcluir
  5. Bom, divulgação da cultura popular é comum. Enquanto na Argentina tem o tango, na Costa Rica tem a salsa, no Brasil tem o carnaval. Tudo bem nao gostar, nem todo mundo é obrigado a isso. Mas acho uma coisa tão comum que até parece que se tu morasse em outro país tu tbm não iria gostar da cultura local.

    ResponderExcluir
  6. Na realidade, o que fornece artifices para algumas pessoas da alta sociedade, da imprensa, faz sucesso. O carnaval é um "rio" de dinheiro...muitas pessoas têm empregos temporários,etc. Mas, para cada Feriado, pode-se entender seus efeitos; o carnaval, por si, traz esses citados pela Marina.

    ResponderExcluir
  7. É se morasse na Argentina talvez me desse melhor com o tango mesmo, mas não moro. No meu caso detesto a "nossa cultura local".

    ResponderExcluir
  8. Mariana concordo com tudo, não é meu forte festas da carne. Gálatas
    João
    3:6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito."
    5:17 "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis."
    SOU 10000000 vezes um retiro FERA! ....como o que acabamos de ter em nosso ministerio...


    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  9. Menina, virei seu fã! (rsrs) Gostei das suas ponderações, pra mim sempre foi mais interessante nadar contra a corrente que ser um escravo da moda. Não que o pensamento simples não tenha seus méritos mas, o raciocínio pré-fabricado é sempre cansativo aos que veêm além do véu, você sabe...
    Parabéns pelo blog! Se der faça-me uma visita, seria um prazer,

    http://soturnaprimavera.blogspot.com/

    Abraços e até mais.


    Ps: a propósito da decadência carnavalesca um poeminha de manuel bandeira meditando sobre a quarta de cinzas;

    Entre a turba grosseira e fútil
    Um pierrot doloroso passa.
    Veste-o uma túnica inconsútil
    Feita de sonho e de desgraça…

    O seu delírio manso agrupa
    Atrás dele os maus e os basbaques.
    Este o indigita, este outro apupa…
    Indiferente a tais ataques,

    Nublada a vista em pranto inútil,
    Dolorosamente ele passa.
    Veste-o uma túnica inconsútil,
    Feita de sonho e de desgraça...

    ResponderExcluir
  10. Olá Marina,
    Que bom que você veio... Bandeira sempre foi um dos meus preferidos também, quanto a entender ou não, isso é irrelevante, muitas vezes a questão central da obra de arte é o que ela nos faz sentir e não raciocinar. Creio que poemas, filmes, pinturas, são antes de mais nada chaves que podem ser usadas para abrir portas. Quero te agradecer pela citação de Quintana, adoro. E a propósito, já que ta virando moda (rsrsrs), uma citação de um portugu^`ES que ando lendo.
    “Tenho medo de erguer a voz mais alto
    que o meu coração, onde uma candeia
    concentra um grande silêncio.
    A primavera é algo prodigioso para o meu desbarato.
    Que a tristeza me ajude, que me ajudem
    os dentes da minha boca, os dedos das minhas mãos,
    todos os mortos, todos os que amam
    entre sangue no mundo, entre as águas das noites eternas.”
    *Herberto Helder
    Abraços a até a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Também não gosto de carnaval. O significado dela é "festa da carne". Não é a toa que muita gente anda nua. O carnaval não é considerado feriado, pois precisa de decreto assinado pelo presidente para ser oficializado. Na prática, ele é feriado por tradição. Então, eu fujo da tradição. Beijos!

    ResponderExcluir