quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Onde dói a ferida



Bom, como falei no penúltimo post, tenho passado por alguns problemas de saúde, na verdade uma estafa, estresse mesmo, comum nesse mundo corrido em que vivemos. Mas vim sentir isso agora nas férias da faculdade, porque antes eu não podia adoecer(ainda não posso as férias são só da faculdade, mas fazer o que?)rs.

Como diria um amigo a-dor-é-ser. Realmente muitas vezes nosso modo de ver a vida, nossas preocupações, a mania de pensar demais(meu caso, que não dou descanso pra minha cabeça nem pra dormir), toda a junção de coisas que formam o que somos, nos faz adoecer. Não é nenhuma novidade o que estou dizendo(bom pra algumas pessoas talvez seja). Porque nem todo mundo para pra pensar nessas coisas, mas eu tive longos 4 anos e meio para isso, o período da minha depressão. Pensei, pensei, pensei, foi o que fiz, e não foi ruim não, não totalmente. Eu acabei amadurecendo muito rápido e depois de tudo que passei o resto acaba sendo fichinha. Sabe o filme "Bicho de Sete cabeças"? Então passei por coisas bem parecidas, não por causa de nenhuma droga, droga pesada mesmo é dentro das clínicas que ele dão. Mas enfim, não é disso que quero falar, passou, um dia talvez conte melhor a história.

A questão é que todos temos algo que eventualmente nos faz sofrer, alguém que magoamos, erros que cometemos, nossa modo de ser, mentes inquietas(como a minha), enfim, só não sofre quem não "pensa" muito, quem passa na vida como que a passeio. Mas se esse é o preço por não passar pela vida a passeio, eu pago, e com o maior prazer. Aliás tenho pagado, há muito tempo, minha vida toda na verdade, desde que me entendo por gente e principalmente desde que comecei a discernir as coisas.

Enfim, cada um sabe onde "o calo aperta", e porquê. Resta-nos aprender a sofrer menos com essas coisas, aprender a esvaziar de vez enquando nosso "HD", relaxar, deixar alguns problemas pra depois, pra quando o dia clarear, "pra quando o sol sair", pra quando Deus quizer. Respirar fundo também ajuda, contemplar pôr do sois, formiguinhas em suas vidinhas agitadas e dar uma de "cigarra", de vez enquando é bom.

No momento eu to tentando fazer isso pra descansar a cabeça e pra não perder a cabeça. Mas apesar de tudo eu me sinto privilegiada porque sei que vou sair disso tudo ainda mais forte, mais preparada pra esse mundo que quanto mais conhecemos, mais falta conhecer. É claro que não me sinto privilegiada sempre, tem horas que o que eu mais quero é chutar o balde, e gritar: "Chega!! Cansei dessa brincadeira". Mas depois passa e eu me lembro que crescer é bom, e que tem gente que só cresce assim, na verdade é a melhor maneira de crescer. E que no final, bom no final a gente vê o que acontece, melhor mesmo é curtir o presente, por pior que ele possa parecer, e saber que aconteça o que acontecer vai ter valido a pena.

Pronto, agora só falta colocar isso um pouco mais em prática.rs

9 comentários:

  1. O mau do século é o stress e a depressão, melhoras Marina.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Marina, realmente muitas pessoas passam por inúmeros estresses, eu sei muito bem. Na faculdade de Direito, por exemplo, eu passo por muita pressão tanto física e quão psicológica. Imagine só todos aqueles juízes, promotores...a gente fica bem sem jeito. Como você disse, sabemos que iremos sair dessa situações mais fortes.Engano seu. MUito mais que força, saímos tão experientes quanto as pessoas o qual aprendemos. E isso, tudo aquilo quanto víamos tantas dificuldades, rimos...e rimos. Como rimos da coisas que dizíamos quanto crianças, sorriremos para o que nos afeta hoje. Falta apenas um pouco mais de idade(rss)

    Codiais abraços,
    Freud Scheider

    ResponderExcluir
  3. Olá Marina,
    Gostei muito deste post, tal como todos os outros, mas este particularmente faz-me lembrar "tal e qual" situações que vivi também recentemente. De facto, a vida frenética das grandes cidades, e mesmo a particular pressão que actualmente se faz sobre os jovens (sobretudo sobre aqueles, que como eu, matam a cabeça a pensar nos problemas do mundo e de qual rumo tais problemas irão tomar)originam tais situações de desgaste, de ansiedade, e de corrosão não só fisica mas principalmente intelectual. Queria também ressalvar o facto de ser muito importante falar sobre esses assuntos, sobre aqueles problemas especificos que nos envenenam a cabeça, e voce pelo que eu noto tem essa abertura, essa capacidade de falar nos problemas, algo que eu não tenho :(.
    Bem, apenas te digo o seguinte "O QUE NãO NOS MATA, TORNA-NOS MAIS FORTES", fique com esse meu pensamento... comigo dá resultado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você esse desgaste além de tudo é intelectual também. E tem muito a ver com o peso que nos mesmos colocamos nos nossos ombros frente a problemas que já vem muitas vezes de antes de nascermos e que infelizmente pouco podemos fazer para mudar. E como a palavra diz em Eclesiastes " Há tempo pra tudo". Temos que respeitar nosso tempo pra não fundir a "máquina".

    Beijo
    E obrigada pelas visitas e comentários.

    ResponderExcluir
  5. Ola Marina... problemas todos nós temos, a diferença é o que fazer diante deles... tem duas opções deixar eleste dominarem ou vc é que os domina,, como ter esse equilibirio? fácil é com bom humor, acho que nada pode impedir o bom humor, mesmo diante das adversidades... sorrir mesmo quando temos vontade de chorar, não é mágia é decisão, e nem falsidade é compreensão... busque dentro de si suas alegrias, certemente deve ter algumas, e faça delas a sua escolha... fique drogada de ver a natureza que todo dia nos acorda... viva cada dia de uma vez, não se preocupe com o futuro, nme viva mergulhada no passado.. o dia é hoje e procure ver a beleza que cada dia lhe oferece, isso é um exercíco de paciênca e temos que ter,, saiba que somos fruto da nossa escolha, vc decide se quer ter medo de viver ou não viva simplesmente viva ,,, mil beijinhos e desejo que deus te abençoe , pricipalmete a sua mente te conduzindo num sorriso constatne... Luica Zani

    ResponderExcluir
  6. "(meu caso, que não dou descanso pra minha cabeça nem pra dormir)"...

    bah... me identifiquei demais com este texto Marina... eu falo sempre que tem horas que queria simplesmente desligar a cabeça e relaxar... eu penso demais em tudo e na correria não se resolve nada... os problemas ficam ali atormentando, mas a resolução nunca chega... escrevi algo parecido com isso...

    penso até na hora de dorimir também... eh aquele famoso "levar os problemas para a cama"... tem épocas que dormir é tão estressante quanto ficar acordado, porque a tensão pré-sono estraga a noite toda...

    enfim... isso pode ser reflexo da nossa idade ou mesmo da personalidade... o jeito é ir aprendendo a lidar. A cada problema que isso nos causar, temos que tirar um ensinamento e tentar melhorar... mas é dificil...

    No mais... que tu fique legal aí... se não conseguir, escreva... escreva sobre isso, mesmo que não publique em lugar algum...é a melhor solução... comigo funciona, pelo menos... hehe..

    Abraço! o/

    ResponderExcluir
  7. Marina, espero que você fique boa logo. Escrever aqui já é um bom sinal de que você está melhorando e vencendo as barreiras. Já tive muitos estresses, inclusive fui parar em hospital. Há muitas exigências nos dias de hoje e penso que também exigimos muito de nós mesmos. É preciso saber escolher o que devemos fazer hoje. O que não dá podemos deixar para amãnhã. Afinal, "há tempo para tudo", como você disse no comentário acima, com base em Eclesiastes da Bíblia. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi linda!

    Eu adoro as cores de esmalte bem fortes!!
    hehe. no início eu estranhava, mas agora acho lindo! Experimenta depois..

    E poxa, tudo de bom pra vc!
    Melhoras, viu flor?

    E agradeço por você ter me feito essa visitinha!
    Também adoro o seu blog!
    Ele é nota 10!!
    Adoro seus pensamentos.. também sou assim as vezes.
    É bom pensar direito na vida e não simplesmente deixá-la passar por nós tão rapidamente.
    Então, carpe diem para nós! hehehe ^^

    Continue me visitando, ok?

    Bejo, querida! ;D

    ResponderExcluir
  9. Oiee Marina, me vi em vc agora, através desse post, rs!! meu motivo de escrever bastante também, o fato de escrever muito, e uma das fases mais dificieis da minha vida, foi no meado de 2008, no final da faculdade, projeto final bombando, trabalho me consumindo, sabe, não foi facil, eu tive o mesmo pensamento que vc, não posso adoecer agora, não agora, usei todo restinho de gás que eu tinha, rs!! mas consegui, :) Hj sou formado em Tecnlogia da informação, e olha que benção, Deus abriu as portas pra mim, em outra lugar, a mesma função, mas um lugar muito mais relax, a lição que tirei e que tudo tem seu tempo certo. E sabe de uma coisa, se eu pudesse voltar atrás a unica coisa que faria, seria ter me aberto mais, eu me fechei, então se tenho um conselho pra te dar, seria esse, conte com seus amigos, com seus familiares, e peça forças a Deus, e nesses momentos que precisamos das pessoas queridas.
    Hoje, eu tenho alguns planos, to aguardando, o resultado do vestibular da Uerj, se Deus quiser, vou estudar letras, portugues francês, sucesso pra vc menina, um grande bju

    ResponderExcluir