quarta-feira, 30 de maio de 2012

Causa Justa? Justamente do jeito errado..




Tenho acompanho nos últimos dias uma certa mobilização que me chamou muita atenção, já que se trata de uma temática que envolve um grupo que pertenço. Falo da Marcha das Vadias. Lindo nome não? Pois é, foi feito pra chocar mesmo, chamar a atenção, até aí eu entendo, publicitariamente falando, faz todo o sentido. O que não faz nenhum sentido é o propósito dessa marcha, no geral.

Vamos a algumas das propostas dessa mobilização. Dito de maneira informal ok? Um dos direitos que as mulheres feministas e modernas exigem é o direito de andar com a roupa que quiserem, curta como for, decotada como for e não serem desrespeitada por isso, não serem abusadas por isso. Ok ok, ninguém tem direito de desrespeitar ninguém mesmo mas vamos combinar uma coisa? É óbvio que se você se veste como palhaço você vai ser visto como palhaço, se você se veste como freira vai ser vista como uma.. Preciso continuar a ideia não né? Ok, então parem de se fazer de vítimas e assumam os seus desejos ocultos de atrair os homens. Vocês podem controlar as mãos deles, o pensamento não, e vocês sabem disso.

Achei legal também a ideia de saírem seminuas nas ruas para lutar contra a ideia de se sentirem objetos. Então vocês saem como objetos, para lutar contra isso? Isso é realmente genial! Aposto que os homens vão respeitar muito mais a posição de vocês depois disso, mas se a ideia é dar uma banana pros homens e pra qualquer bom senso ok, sejam felizes!

Outra pauta que defendem é a do aborto, como direito ao próprio corpo. Aram. Vamos sair às ruas e pedir pra que ninguém mais seja preso por assassinato também, afinal eu tenho direito de usar meu corpo como eu quiser, contra quem eu quiser, a vida é minha eu faço o que eu quiser. Sabe “meninas”, enquanto vocês escolhem matar bebês milhares de mulheres no mundo todo sonham em serem mães e não podem. Então façam o seguinte, tenham os bebês e deixem as que querem ser mães serem por vocês. Há leis pra isso sabiam, é direito da mulher, se quiser, deixar o bebê na maternidade, é só dizer que quer isso, virar as costas e ir embora, ninguém vai julgar vocês, nem processar, é simples, e é mais digno.

Me apresente uma prostituta feliz e conversamos sobre como isso faz sentido na luta em defesa da mulher.

Vamos lá, outra pauta importante a sempre falada igualdade. Essa eu concordo em partes. Concordo que temos e devemos atuar na área que bem entendemos, ganhar salários dignos, e não sermos diminuídas em momento algum pelo fato de sermos mulheres, muito pelo contrário. Agora igualdade, vamos examinar essa palavra. Iguais... Concordam comigo que a começar pelo físico nós não somos iguais, uma mulher é diferente da outra que é diferente do homem, que é diferente daquele que tem necessidades ESPECIAIS e por aí vai. E sabem que é isso que faz tanto bem a nossa sociedade, o fato de sermos diferentes. Nós nos completamos, olha como isso é perfeito. Mulheres são mais sensíveis, tem TPM, tem filhos, isso nos torna muito especiais. Homens por outro lado tem um lado de proteção que é instintivo também, de cuidar, de proteger, as mulheres gostam disso, de um jeito ou de outro buscamos isso uns nos outros.

Nos últimos tempos tenho acompanhado muitas pessoas falando da falta que o feminino tem feito a nossa sociedade, e sabe de quem é a culpa? Posso dizer que com certeza em grande parte do feminismo. Quem nunca ouviu falar da “castração” masculina, quando a mulher quer assumir tudo, as pequenas coisas que os homens gostam de fazer, trocar um chuveiro, consertar um encanamento. Estamos ficando ultramega independentes e solitárias também, porque no fim das contas isso não faz bem pra um relacionamento, mudar o que é instintivo, natural.

E é por essas e por outras que não sou feminista, já tive tudo pra ser mas não sou, porque sei que a sociedade precisa desse equilíbrio de ambas as partes, do masculino e do feminino, se todas as nossas mulheres quiserem se igualar aos homens todo mundo vai perder, perde-se inclusive o equilíbrio.

11 comentários:

  1. Concordo com Vinícius!!!

    Perfeito ADorei a ultimo paragrafo sobre equilibrio e tal por isso vc é foda Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.rs Pela visita e comentário. Bom ter comentários masculinos, sei que dificilmente descordariam. Volte sempre.

      Excluir
  2. Pensamento necessário no caos que estamos encaminhando nossa sociedade. O fato é que as pessoas são extremistas demais quando o assunto é mudança. Isso gera o desequilíbrio de tudo! Se lutássemos pela igualdade no caso da mulher, pensando no homem e nas consequências que a mudança traria,com certeza seríamos no mínimo mais racionais, a ponto de viver com empatia e não pensar só no próprio umbigo feminino.

    ResponderExcluir
  3. Tu não pode usar a felicidade de uma pessoa como argumento pra questionar uma profissão, no caso a prostituição, temos várias pessoas infelizes nos seus empregos ''normais''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão mas nesse caso falo de uma felicidade que não só um estado de espírito momentâneo. Essas profissionais não são felizes porque entregam o bem mais precioso que possuem por dinheiro. Não são capazes de ter uma vida normal, uma família, ou você acha que sim? Acha que elas amam esses parceiros e amam ficar com pessoas que não amam por ele. Alguém consegue ser feliz assim? Eu tenho certeza que não.

      Excluir
    2. Vou me apresentar primeiro, meu nome é André, sou músico(baterista, letrista), e participo de debates faz muito tempo, principalmente envolvendo assuntos sobre religião e ateísmo. Sou ateu, adoro filosofia, encontrei seu post na comunidade Feminismo na Rede, que na verdade é uma página disfarçada de ódio contra os homens.

      Mas voltando ao assunto, basta eu colocar uma depoimento de uma prostituta aqui, do qual não é difícil de se encontrar, dizendo que ela é feliz fazendo seu trabalho, depoimentos de familiares que apoiam oque a filha faz, depoimentos de maridos que não se importam com a profissão da mulher, para o seu argumento falhar.
      Oque tu está fazendo é no máximo dar uma definição da qual não te faria feliz, mas que não é compartilhada por todos, pedófilos são felizes abusando de crianças, estupradores são felizes cometendo seus crimes...
      Ser feliz, não é necessariamente ser moral, como demonstrei acima.

      Agora, entra a minha subjetividade sobre a felicidade, como diria mais ou menos Kant, eu não busco a felicidade, eu busco ser digno dela.

      Excluir
  4. Eu vi que tu gosta de escrever sobre o amor, como poucos homens se interessam por esse assunto, queria te mostrar a minha visão sobre o amor, poderia postar em algum lugar do seu blog?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com o que diz sobre felicidade, mas claro cada um tem direito de pensar como quiser. Então André, mande um texto no meu e-mail que posso postar aqui sim, como seu nome claro. Mande para marinaoliv@yahoo.com.br

      Excluir
  5. Muito bom Marina, realmente, as mulheres querem lutar contra o machismo, mas estão fazendo de forma errada (pelo menos em parte).
    Concordo com você, em quase tudo.

    ResponderExcluir